A LOJA DO FUTURO E A INTERNET DAS COISAS (IoT) 

 

A LOJA DO FUTURO é, acima de tudo, uma estratégia inovadora para ambientes comerciais competitivos e dinâmicos voltada principalmente ao auto-serviço em lojas e redes de lojas, bem como compras em trânsito. Ideal para o segmento de calçados, textil, alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e outros, incluindo eletrônicos, brinquedos, ferramentas e o comércio em geral

 

1.) Estratégia voltada ao Auto-Serviço, com RFID EPC:

WELCOSS-iRetail, e  a loja inteligente baseada em tecnologia  de tag RFID EPC para o Auto-serviço.

 

COSS é notícia em cadeia nacional de TV com a Loja do Futuro & Etiqueta Inteligentemade in São Carlos, SP. [veja aqui]

O Auto-serviço é uma tendência crescente do setor de varejo e serviços em geral. Está baseada na prática de serviços pelo próprio cliente, ou seja, não são realizados por empregados, mas sim efetuados - em partes ou por completo - pelos próprios clientes/consumidores com a intenção de inovar, proporcionar autonomia de compras, baixar custos, ou melhor posicionamento de mercado

.

 

2.) Estratégia voltada a Mobilidade e Comércio Inteligente:

Mobilidade e Comércio Inteligente (iCommerce) na loja do futuro, baseado em tecnologia de códigos bidimensionais(2D), padrão GS1/EPCglobal.

Compras em trânsito, ambientes com espaço físico reduzido e mix de produtos variados são essênciais para a otimização comercial em lugares de passagem como Aeroportos, Estações de Trens, Rodoviárias, Metrô, Paineis de Rua, Shoping Center e Pontos de Ônibus, entre outros. Assegurando 24 horas de atendimento ao ponto de venda, incluindo sábados, domingos e feriados. 

A LOJA INTELIGENTE: a tecnologia RFID combinada a Datamatrix(2D) irá proporcionar eficiência nos processos logísticos, armazenagem e abastecimento de mercadorias nos centros de distribuição, estoques, depósitos, lojas, redes de lojas,  ilhas, gôndolas e prateleiras, minimizando rupturas de abastecimento, falta de produtos e perdas no ponto de venda. 

A LOJA INTELIGENTE com estratégia pull/push no varejo, baseado em demanda real, com processos estruturados para o varejo, minimizando perdas, erros, faltas, estoques e capital empregado na operação, de forma simples e econômica, com tecnologia de tag EPC (RFID/Datamatrix), padrão GS1/EPCGlobal.

A cadeia de suprimentos, segura & inteligente, com Tecnologias AIDC para o varejo.

Projetos para a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) não é mais novidade para ninguém e quase todo mundo já sabe o que é e como fazer, mas o que poucos sabem é que, de agora em diante, os chips terão que fazer parte destes processos de negócios, globalmente. Sua utilização será por mandato de uso  ou adoção de padrões internacionais,  já estabelecidos.

 A Cadeia de Abastecimento, segura e inteligente, com RFID EPC.

 

Sua função é proteger Marcas e Investimentos na cadeia de Valor empresarial, proporcionar a eficiência dos processos logísticos e operacionais, acurácia de dados e inventários, comércio seguro de produtos e mercadorias, minimizar perdas, fraudes, erros, rupturas de abastecimento, falta de produtos nos distribuidores, lojas, redes de lojas e pontos de venda em geral, assegurando a integridade de origem-destino (track/trace), através de uma linguagem global, comum aos parceiros comerciais para identificar, capturar, compartilhar e rastrear processos, produtos, pessoas e ativos corporativos em geral.

Padrões do sistema GS1 e suas múltiplas aplicações na gestão da cadeia de suprimentos inteligente:

 

  

WELCOSS-iRetail [PDF]