A nova estrutura de Valor empresarial não é mais comprar ou vender pela internet, nem produzir e entregar produtos e mercadorias em centros de distribuição, lojas, redes de lojas e pontos de vendas, através da cadeia de abastecimento. Isso não é mais novidade para ninguém, e quase todo mundo já sabe o que é e como fazer, mas o que poucos sabem é que, de agora em diante, os chips  terão que fazer parte destes processos de negócios, globalmente.

 

 

Sua utilização será por mandato de uso ou adoção de padrões internacionais, já estabelecidos. Seu objetivo principal é criar valor ás estratégias de Crescimento & Inovação, proporcionando redução de custos, perdas, fraudes, erros, desvios, estoques, rupturas de abastecimento, melhorar a acurácia de dados e nível de serviços ao cliente, de forma segura e sustentável. Deverá ainda, assegurar a integridade de origem-destino de produtos e mercadorias de elevada qualidade, na cadeia de suprimentos global, do produtor ao consumidor final.

 A Cadeia de Abastecimento, segura e inteligente, com RFID EPC.

 

O uso de chips nos processos de negócios empresariais deverá, ainda, promover ganhos operacionais baseado na otimização do fluxo de movimentação de produtos e materiais na cadeia de abastecimento, baseado em eventos, para sincronizar a Demanda Real com o Suprimentos, em diferentes pontos de abastecimento de produtos e materiais.

 

GANHOS & OPORTUNIDADES NA UTILIZAÇAO DE TAGS RFID EPC

 

Eficiência no Reabastecimento: a tecnologia RFID/ EPC irá incorporar inteligência nos processos de abastecimento e reabastecimento de produtos e materiais nos pontos de vendas, incluindo gôndolas, prateleiras, estoques de produtos acabados, lojas, depósitos, armazéns e centros de distribuição, entre outros. 

Visibilidade de Estoques de Produto Acabado: a tecnologia RFID/ EPC irá proporcionar melhoria nos processos e produtividade da mão de obra nos canais de vendas como depósitos, armazéns, CDs, lojas e redes de varejo, reduzindo custos de expedição, recebimento, conferência, devoluções e melhorias no nível de serviços.

A Cadeia de Abastecimento Segura & Inteligente: o RFID/ EPC proporcionará acurácia nos processos de planejamento e execução da cadeia de abastecimento como vendas, distribuição, manufatura, armazenagem, transporte, recebimento e controle de qualidade, incluindo rastreamento e identificação de lotes, data de validade, integridade de produtos, pedidos, redução de estoques, capital de giro, redução de rupturas e conseqüentemente melhorias no nível de serviços ao cliente e comportamento do consumidor.

 

 

A MATRIZ DE ADOÇÃO DA TECNOLOGIA RFID EPC

 

Diversos setores da economia global já começam a utilizar tecnologias de tag RFID, EPC, Datamatrix, NFC e QR-Code, entre outros para melhorar a competitividade de cadeias produtivas, bem como promover a valorização mercadológica de seus produtos e Marcas em mercados competitivos. Veja quadro abaixo:  

 
 
 

 

APRENDER: Esta POSIÇÃO está voltada para empresas com perfil de observar e aprender com a experiência dos outros. Geralmente não trabalham com varejistas ou mercados que estejam exigindo a conformidade dos produtos com a tecnologia RFID EPC e acham que o retorno sobre o investimento (ROI) é baixo. Têm baixa percepção de valor e foco no custo da etiqueta.

CONFORME: Esta POSIÇÃO está voltada para empresas que tem a obrigação de estar em conformidade com a tecnologia RFID EPC e acham que o retorno sobre o investimento é baixo. Geralmente são empresas que estão sofrendo pressão de mercados competitivos, mas ainda não acharam o caminho das pedras. Buscam identificar uma solução de curto prazo e de baixo custo que possibilite uma alta alavancagem na geração de valor.

ANTECIPAR: Esta POSIÇÃO está voltada para empresas com alguma iniciativa própria nesta área e criar novos modelos de negócios. Com baixo investimento estarão em conformidade com a tecnologia RFID EPC, possibilitando fortalecer sua competitividade perante seus concorrentes, por linhas de produtos ou família de produtos. Geralmente é percebido alto ROI e a conformidade não é obrigatória.

POTENCIALIZAR: Esta POSIÇÃO está voltada para empresas que atuam em mercados competitivos e estão sendo solicitados por seus clientes a estarem em conformidade com a tecnologia RFID EPC e o fazem sem muito mistério, pois estão sendo fortemente pressionadas e percebem que o ROI é alto e que precisam buscar maior desenvolvimento na cadeia de abastecimento que está inserida, para maximizar lucros e resultados, incluindo perfil de liderança para criar, inovar e transformar operações e modelos de negócios.

 

WELCOSS® - preparada para a inovação na gestão da cadeia de suprimentos, incluindo visibilidade e rastreabilidade de processos, produtos, materiais, pessoas e ativos corporativos, com padrões GS1 e suas múltiplas aplicações:

  

SMART Supply Chain Management